Uma introdução à Investigação com modelos de equações estruturais

Overview

Com este curso pretende-se motivar os participantes para o interesse da articulação entre temáticas provenientes de áreas científicas diversas e as potencialidades estatísticas oferecidas por estratégias de modelação avançadas,onde se insere a modelação de equações estruturais (STRUCTURAL EQUATIONMODELING-SEM).

Ao longo das sessões serão proporcionados conhecimentos teóricos e práticos sobre a metodologia sem, combinando a análise factorial confirmatória, a regressão linear múltipla e a análise de trajectórias para, simultaneamente, se estimarem relações causais entre variáveis latentes e relações entre variáveis observadas e variáveis latentes. As abordagens aos diversos modelos serão ilustradas com recurso a exemplos práticos, a resolver com recurso a software estatístico apropriado.

Coordinator and trainer(s)

Ana Sampaio, Professora do Departamento de matemática.

Unidade Responsável | Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora | Departamento de Matemática

Who can apply

Público em Geral;
Estudantes de mestrado e doutoramento.

Maximum number of students

12 vagas

Course Requirements

Conhecimentos básicos de estatística (regressão linear) do nível de licenciatura.

Fee

Curso: 30€