Master em Gestão da Inovação e Empreendedorismo

Overview

Num contexto de globalização cada vez mais competitivo, o empreendedorismo e a inovação assumem-se como estratégias fundamentais de atuação, para qualquer tipo de entidade, para uma diferenciação e criação de valor acrescentado no âmbito da sua atividade. A redução do ciclo de vida de produtos e serviços, a elevada rapidez da evolução tecnológica, o elevado ritmo da mudança dos negócios, fazem parte do contexto económico e social que atualmente faz parte da nossa sociedade. Assim, surge a necessidade da existência de capacidades e competências para conceber, desenvolver e comercializar projetos inovadores. Surge assim, o presente curso com os seguintes objetivos:

• Sistematizar o processo de gestão da inovação das organizações;
• Desenvolver o processo criativo para a geração, avaliação e implementação de ideias;
• Promover uma cultura empreendedora no seio das organizações;
• Estruturar os principais desafios no lançamento de novas unidades de negócio;
• Desenhar e implementar novos negócios com lucro e outros impactos.

Coordinator and trainer(s)

Coordenador Científico: Jacinto Vidigal - Doutor em Gestão pela Universidade de Évora. Diretor do Centro de Estudos de Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) da Universidade de Évora.  Professor Associado com Agregação do Departamento de Gestão da Universidade de Évora onde desempenhou várias funções de coordenação, nomeadamente de Vice-Reitor da Qualidade e do Planeamento, Pró-Reitor da Qualidade, Presidente do Conselho Científico do Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA) e diretor do curso de licenciatura em gestão e do mestrado em gestão. Desempenhou funções como Professor convidado na Universidade do Algarve e no Instituto Politécnico de Setúbal onde lecionou disciplinas da área financeira. Desempenha funções de Presidente da Comissão Avaliação Externa de Auditoria aos Sistemas Internos de Qualidade das Instituições de Ensino Superior na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Exerce a sua atividade docente e de investigação no domínio das finanças empresariais, tendo participado em vários projetos de investigação e de transferência de conhecimento nacionais e internacionais e tem artigos publicados em vários periódicos científicos internacionais de elevado prestigio como o International Small Business Journal, Review of World Economics, Long Range Planning, Economics and Business Letters, Empirical Economics, Journal of Management and Organization, Quantitative Finance, Portuguese Economic Journal, etc.

Coordenador Técnico: Filipe Soutinho - AFI: Associação para o Fomento da Inovação. Licenciado em Engenharia Têxtil, Mestrado na área de especialização de Design e Marketing e Doutorado em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, Filipe Soutinho é CEO da IDT Consulting Lda., empresa que fundou em 2008. Foi investigador/coordenador de projetos de Investigação industrial na Universidade do Minho durante 9 anos. Auditor de Inovação e tecnológico é co-promotor de outras iniciativas empresarias, na área do ensino, consultoria e I&D. Exerce atividades de Consultor, Coordenador, Formador, Investigador e Mentor em diversas entidades, empresas e organizações sobretudo nas áreas da gestão da criatividade e inovação, equipas de I&D, empreendedorismo, gestão estratégica e planos de negócio.

Outros Formadores:
José Correia, Doutor em Gestão pelo ISEG – Universidade de Lisboa. Diretor da Licenciatura em Gestão da Universidade de Évora. Membro não integrado do Centro de Estudos de Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) da Universidade de Évora. Docente do departamento de Gestão da Universidade de Évora desde 1997, onde é atualmente Professor Auxiliar. Leciona várias unidades curriculares essencialmente no domínio das finanças empresariais e mercados financeiros na licenciatura e mestrado em Gestão. Leciona/ou em outras Instituições Universitárias no país (Politécnico de Setúbal e de Santarém) e no estrangeiro (Brasil, São Tomé e Príncipe, Angola e Timor), bem como lecionou em programas Erasmus na Polónia e República Checa. Participa no Master Delta e é coordenador da avaliação de projetos do Investe Jovem do IEFP. Publicou alguns artigos em revistas científicas.

Luisa Carvalho, Doutora em Gestão pela Universidade de Évora. Investigadora do Centro de Estudos de Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) da Universidade de Évora.  Professora Coordenadora do Departamento de Economia e Gestão na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal onde desempenhou várias funções de coordenação, nomeadamente de Coordenadora da Mobilidade Internacional e Coordenadora da Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo. Professora convidada da Universidade de São Paulo – Brasil onde leciona e é co-responsável pelas disciplinas de Empreendedorismo Digital e Territórios Criativos Inteligentes e Empreendedorismo e Inovação no Programa de Doutoramento em Administração das Organizações. Exerce a sua atividade docente e de investigação no domínio do empreendedorismo, inovação, internacionalização e setor dos serviços. É autora de 5 livros nacionais, coordenadora editorial de 13 livros internacionais e de 1 nacional, autora de vários capítulos de livros e de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais e membro de diversos projetos de investigação nacionais e internacionais. Integra diversas comissões científicas de conferências, jornais e revistas internacionais.

Marco Sousa, licenciado em Direito, detentor de um curso de especialização em "Propriedade Industrial e Gestão da Inovação" e do curso de formação de base em Direito Europeu de Patentes. Desde 2004 é o Coordenador do Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAPI) da TecMinho – UMinho. Em 2007 foi empossado como Agente Oficial da Propriedade Industrial. Desde 2009 é árbitro no "Centro ARBITRARE - Centro de Arbitragem para a Propriedade Industrial, Nomes de Domínio, Firmas e Denominações". É um dos autores de "IPEDIA - Guia da Propriedade Intelectual" e do "Manual para a protecção, gestão e valorização da Propriedade Intelectual".

António Paraíso, MBA Executivo de Marketing pela Porto Business School; Gestión Estrategica del Universo del Lujo pelo Instituto de Empresa, em Madrid; Diploma in International Trade and Distribution pela London School of Foreign Trade, em Londres; Licenciatura em Assessoria de Gestão, pela Universidade do Porto. É Palestrante, Consultor e Formador de Marketing, Luxo, Inovação, Vendas e Internacionalização | Fez palestras em eventos Giorgio Armani, Loewe, Porsche, L’Oréal, Carnival of Luxury, Sheraton, TVN Media, Essilor, Alcon, Deloitte, Leica, Toyota, Pandora, BNP Paribas, Philips, SGS, Luxottica, Procter & Gamble e muitas outras marcas, em Lisboa, Madrid, Singapura, Abu Dhabi, Panama City e Lima. Foi orador no Congresso Internacional de Personal Branding, em 2 Congressos do sector da Óptica, no Congresso Nacional de Marketing e no Fórum de Comércio Internacional. Colabora com o World Business Forum e publica artigos sobre Luxo e Internacionalização em revistas e blogs na Europa e América Latina. Possui cerca de 30 anos de experiência a lidar com clientes, sobretudo no mercado internacional. Obsessivo com o detalhe, gosta de pensar fora do óbvio e é apaixonado pela diversidade cultural que existe no Mundo.

Carlos Neves, é licenciado em Engenharia Metalomecânica (Universidade do Minho) e aluno do Mestrado em Sistemas de Informação (Universidade do Minho) – dissertação no tema das Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Atualmente é Empresário e Diretor-geral da SEVENFORMA – Sistemas de Gestão, Lda; Business and Project Developer no CCG – Centro de Computação Gráfica (Centro de Interface Tecnológico da Universidade do Minho); Consultor em Inovação, Transferência de Conhecimento, Energia, Desenvolvimento do Território e das Cidades; Dirigente regional (Norte) e nacional da Ordem dos Engenheiros. Já desempenhou funções de Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte); Presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Norte – ON.2; Vice-presidente da CCDR-Norte; Presidente da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Transnacional Espaço Atlântico; Diretor do Estaleiro Central da J.GOMES, SA; Gestor da Qualidade na Barbosa & Almeida, SA (BA Vidro); Engenheiro de Projeto Mecânico na MAQUISIS, SA

Unidade Responsável | Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora - IIFA | Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia - CEFAGE

Who can apply

Gestores de empresas, empreendedores, responsáveis de sistemas de gestão de IDI

Maximum number of students

25 vagas

Fee

Curso: 1200€

Credits

Certificado de Participação

Contacts

Jacinto Vidigal (jsilva@uevora.pt)


• Full calendar here

  • When: 1 to 5 of July
  • Duration: 40hours | 5 days
  • Language: Portuguese
  • Venue: Colégio Espírito Santo
  • Registration Deadline: June 24
  • 1200€
  • Apply now